Pintura de Casas Interiores

O que todos nós queremos quando chegamos a nossa casa? Isso
mesmo, um pouco de paz e descanso da loucura do mundo lá fora. Pintura de casas interiores qual a tinta certa que se deve optar?

Para conseguirmos tal proeza, nosso lar deve ser pensado a fim de criarmos tal efeito acolhedor, não? Mas sem abrir mão da beleza, pois já dizia o grande
poeta, beleza é fundamental!!

 

pintura de casas interiores

Pintura Interior de casas

Você sabe qual é a tinta certa para pintura de casas Interiores? Quando fazemos pinturas de casas, temos muitos detalhes para nos preocuparmos, correto? Pensando em deixar a tarefa de pinturas mais fácil e economizar a sua energia, resolvemos te dar uma ajuda na escolha do tipo de tinta de acordo com o ambiente que você quer pintar e na quantidade de tinta que você precisa investir para pintar o ambiente.

Não é muito mais fácil escolher apenas a cor e deixar que nós lhe informamos que tipo e a quantidade de tinta que você deve comprar? Quando você for comprar as tintas, as lojas lhe oferecerão várias opções (acrílico, epóxi, mate, esmalte) o que pode causar dúvidas sobre qual a melhor opção para cada ambiente. Veja em qual situação cada tipo de tinta é indicada

Pinturas de Paredes

Em caso de pinturas de paredes em alvenaria ou madeira em ambientes interiores, a melhor opção é a tinta MATE ou PVA. É uma tinta solúvel em água, com secagem rápida e praticamente sem cheiro.

O acabamento é oferecido da forma fosca, com um toque aveludado. Para limpar esse tipo de tinta, tarefa que não tem necessidade de ser feita frequentemente, apenas um pano húmido é suficiente para deixar tudo como se recém tivesse renovado a pintura. Em hipótese alguma utilize esse tipo de tinta em ambientes externos.

Outra opção para ambientes internos é a tinta acrílica, porém é uma opção mais cara, já que sua primeira indicação de uso é para ambientes externos.

Pintura de Azulejos

Para pintar esses tipos de ambientes interiores, como casa de banho ou cozinha é recomendado o uso de tinta epóxi porque ela tem um alto grau de impermeabilização e resistência ao atrito.

Também é indicado a contratação de uma equipe especializada em pinturas de casas devido aos seguintes fatores:

Sua aplicação é mais complicada pois é necessário misturar a tinta com catalizador, que endurecerá a camada de pigmento. Se você tem alergia, não tente economizar com isso já que essa tinta apresenta um cheiro mais forte depois da aplicação.

Depois da tinta seca, o detergente será seu melhor amigo para deixar essa tinta limpa de possíveis sujeiras que um ambiente húmido pode trazer.

Como Pintar Paredes de Estuque

Pintar paredes de estuque e tectos falsos em pladur é uma superfície altamente absorvente, com característica porosa e frágil. Actualmente existem marcas que lançaram no mercado tintas específicas para aplicação no gesso/estuque, o que tornou a vida dos pintores mais fácil.

Essas são as tintas mais indicadas para esse tipo de material.

Pintura de Portas

Para rodapés, portas de madeira ou ferro, corrimãos, janelas, grades, as tintas indicadas são à base de óleo ou esmalte SINTÉTICO São tintas resistentes à ação do Sol e da chuva, impermeáveis, de alta duração e não solúvel em água. Essa tinta é disponível em versões fosco, alto brilho e acetinado.

Pintar Paredes e Tetos de Ambientes Externos

Para esse tipo de ambiente, escolha sempre a tinta acrílica, que é solúvel em água, de rápida secagem e é composta por resinas acrílicas. As tintas acrílicas tem alta impermeabilidade e pode ser encontrada nas versões mate, semibrilho e acetinada, o que dá opções de acabamento na sua reforma.

A tinta acrílica permite uma lavagem pesada, necessária em ambientes externos, já que estão expostos há fatores de clima, ocasionando mofo e manchas na parede pintada.   Outras dicas Ok, agora você sabe qual tinta optar, mas antes de sair comprando confira mais algumas dicas.

O QUE SÃO OS ACABAMENTOS ACETINADO, MATE E SEMIBRILHO?

Os acabamentos mate são totalmente opacos, os acetinados apresentam brilho em pouca quantidade e o semibrilho, que são totalmente brilhosos. Vai do gosto de cada indivíduo escolher que tipo de acabamento será dado para cada ambiente.

Vale ressaltar que as tintas mate e pva são disponíveis apenas na versão fosco.

 

LINHA PREMIUM X NORMAIS

O BARATO SAI CARO? No caso das tintas, com certeza. As tintas da linha premium são mais caras que as normais, mas o pintor precisará de menos tinta para resultar em um bom acabamento. Além disso, elas têm maior durabilidade e qualidade. Portanto, pagar um pouco a mais e investir na linha premium, pode sair mais barato do que você pensa!

COMO ESCOLHER AS CORES?

As marcas de tintas têm suas cores de linha padrão, que são as mais utilizadas nas reformas. Porém, se você quer dar um toque especial e diferente no ambiente, você pode!

O Sistema Tintométrico permite que você crie a sua cor, escolhendo exatamente o tom desejado. A mistura é feita na hora e custa mais caro que as cores das linhas padrão das marcas. Lembre-se que é nos detalhes que é composta uma boa decoração. Se é seu desejo ter uma cor “só sua”, por que não investir?

VOCÊ VAI UTILIZAR O MÉTODO “DO MAIS BARATO ” E VOCÊ MESMO VAI PINTAR?

Não tem problema, temos uma dica quente para você! A tinta acrílica será sua melhor amiga, pois além dos retoques poderem ser feitos de forma focada, sem precisar dar mais uma demão em toda a parede, a sujeira também é menor. Os possíveis respingos, inevitáveis inimigos para os pintores iniciantes ou que utilizando a pintura como hobby pode ser limpo com um pano com água quando a tinta é acrílica.

COMO CALCULAR QUANTO DE TINTA EU DEVO COMPRAR?

As embalagens de tintas informam quantos m²/l irá render com a quantidade de tinta que a embalagem contém. Mas, para um cálculo rápido, faça a quantidade de um galão, duas demãos a cada 20m², levando em consideração que a cor nova é parecida com a cor nova, mudando apenas alguns tons para cima ou para baixo.

Para descobrir quantos metros quadrados tem a parede a ser pintada, meça da seguinte forma: com um metro, meça a altura e a largura da parede. Para chegar ao valor em metros quadrados, multiplique um número pelo outro.
Ou seja, se a parede mede 5 metros de largura por 2 metros de altura, a medida é 10 m².

Porém, se você for passar duas demãos (altamente recomendado), calcule 20 m². Lembre-se que se a parede possui portas ou janelas, é recomendado medir e subtrair pelo valor total da parede. Agora é só medir tudo e correr para loja, garantimos uma escolha mais fácil na compra das suas tintas!.

Como pintar tectos e parede passo a passo

  1. Passo: Aplicar primario nas paredes.
  2. Passo: Emassar as paredes e tetos.
  3. Passo: Lixar a massa corrida, remover a poeira e aplicar mais uma demão de primário nas paredes.
  4. Passo: Retocar novamente as paredes com massa corrida, para corrigir possíveis falhas da massa.
  5. Passo: Lixar os retoques de massa corrida e dar duas demãos de tinta acrílica premium.

Pronto sua parede já esta pintada!

 

Fiz este Blog para inspirar e ajudar as pessoas a decorarem os seus próprios lares. Saiba  mais. OBRASNET ® é um estúdio criativo virtual de design de interiores acessível para pessoas descoladas que possuem um gosto atemporal e que não necessariamente se prende à algum estilo. Nosso lema é: Para que casas não sejam simplesmente casas e sim lares. Afinal, lar é onde mora o seu coração. Transformamos sonhos e desejos em ambientes. No Blog compartilhamos de tudo um pouco relacionado à decoração: dicas, inspirações, pinturas, gesso acartonado aí vai… Seja bem-vindo e volte sempre!

Para que casas não sejam simplesmente casas e sim lares. Afinal, lar é onde mora o seu coração. Transformamos sonhos e desejos em ambientes.

Newsletter Quer receber as atualizações do blog e um e-book sobre Cores na Decoração de GRAÇA? SIM, eu quero receber! Entre na área VIP.

By | 2018-05-12T00:34:28+00:00 Maio 10th, 2018|Pintura|