Isolamento Acústico em Pladur

 

Muita gente ainda pensa que não é possível fazer um bom isolamento acústico em pladur, desde 2008, existe uma Norma da ABNT (NBR – 15 575 4: 2008 – Versão corrigida 2009) que estabelece os níveis toleráveis de ruídos para edifícios habitacionais novos de até cinco pavimentos.

Por conta disso, construtoras e incorporadoras têm optado cada vez mais pelo uso do pladur. Este sistema construtivo proporciona, dentre outras vantagens, ganho de área útil, obras mais rápidas, limpas e secas, além de favorecer o desempenho termo acústico.

Com a colocação de lã mineral no espaço interno das paredes, forros ou revestimentos em pladur, o isolamento acústico em pladur é ampliado, pois a lã mineral age como uma barreira que amortece e limita a transmissão de ondas sonoras.

Proporciona ainda, conforto térmico, que evita o desperdício de calor e ao mesmo tempo a isolação acústica, bloqueando a passagem do som.

Outro elemento que pode ser utilizado para que não haja vibração provocada pelo som é a banda acústica no encontro das paredes em pladur com os elementos estruturais da construção (lajes, pilares, estruturas metálicas etc.).

Esse sistema é aplicado na estrutura de contorno da parede em pladur, (nas guias e montantes).

A banda acústica veda as frestas formadas entre os perfis metálicos e os elemento estruturais, com isso a onda sonora é impedida de atingir a parede e ser transmitida por vibração para o ambiente.

isolamento acustico parede drywall

Quem optar pelo sistema massa + mola + massa, onde massa são as placas de pladur e mola o espaço entre elas, conseguirá um sistema eficiente, devido à quebra da intensidade das ondas sonoras, que em contato com o meio (ar) tem sua potência reduzida.

Uma parede de 95 mm com o sistema massa+mola+massa tem capacidade de absorção sonora de até 38 dB esta mesma parede com aplicação da lã de vidro tem capacidade de absorção sonora de 46 dB, já uma parede de alvenaria de 140 mm com bloco de concreto com argamassa corresponde a 38 dB e uma parede de alvenaria de 130 mm com bloco cerâmico + argamassa corresponde a absorção sonora a 38 dB.

Em ambientes já construídos e que se deseja isolação é necessário um estudo prévio sobre as fontes de ruídos para que a melhor maneira e sistema sejam aplicados.

Além disso, a pladur de Portugal sugere que todos os sistemas de isolamento acústico sejam feitos por profissionais qualificados para que o resultado esperado seja atingido.

By | 2018-05-17T01:31:23+00:00 Maio 16th, 2018|Pladur|